X-MAS

Raios de Sol

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

As frases mais célebres de Nelson Mandela

As declarações do ex-presidente da África do Sul, tanto quanto suas ações, se transformaram em símbolo de tenacidade e de luta pela liberdade.

 "Lutei contra a dominação branca e contra a dominação negra. Defendi o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e conseguir realizar. Mas, se for preciso, é um ideal para o qual estou disposto a morrer". (Depoimento no Julgamento de Rivonia, 20 de abril de 1964).

 "Ninguém nasce odiando o outro pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar". (Da autobiografia "O longo caminho para a liberdade", 1994).

 "Depois de escalar uma grande montanha se descobre que existem muitas outras montanhas para escalar". (Da autobiografia "O longo caminho para a liberdade", 1994).

 "Aprendi que coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo". (Da autobiografia "O longo caminho para a liberdade", 1994).

 "A grandeza da vida não consiste em não cair nunca, mas em nos levantarmos cada vez que caímos". (Da autobiografia "O longo caminho para a liberdade", 1994).

 "Lutar contra a pobreza não é um assunto de caridade, mas de justiça". (Discurso na Praça Mary Fitzgerald de Johanesburgo, em 2 de julho de 2005, num ato contra a pobreza).

 "A morte é algo inevitável. Quando um homem fez tudo o que considera seu dever em relação ao seu povo e ao seu país, ele pode descansar em paz. Eu acredito que fiz esse esforço. E é por isso que eu vou dormir por toda a eternidade". (Trecho de uma entrevista para o documentário "Mandela", 1994). 

Descanse em Nelson Mandela, grande guerreiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário